01.jun > 16.jun
NITERÓI . RIO DE JANEIRO . BRASIL
HOTZONES

Hot Zones é como chamamos os pontos principais de ações do festival. Trata-se dos locais onde acontecem as provas ou atividades de entretenimento ou sociais que fazem parte da nossa programação.

Praia de Icarai
VAA (Canoa Hawaiana)

A Praia de Icaraí é a praia mais famosa da cidade. Está situada na Baía da Guanabara e costuma receber eventos públicos, como, por exemplo, o tradicional show de fogos de artifício no ano-novo.  Abriga duas formações rochosas que são símbolos da cidade: a Pedra de Itapuca e a Pedra do Índio, região onde quebram altas ondas nas ressacas.

Em Icaraí você disfruta de uma das mais belas paisagens cariocas com todo o relevo montanhoso do Rio de Janeiro e o Mac.

Nas águas da belíssima praia de Icaraí, o Itacoatiara Pro receberá as provas de Vaa na edição de 2023.

Praia de Itacoatiara
Bodyboard / Surf / Bodysurf

A Praia de Itacoatiara está localizada no bairro oceânico de Itacoatiara.
Ela abrange belas paisagens do Parque Estadual da Serra da Tiririca e guarda uma rica natureza da Mata Atlântica.

A praia de Itacoatiara é o berço do festival, onde tudo começou há 10 anos, sendo o point frequentado por bodyboarders e surfistas em geral. Possui como destaque, além de ondas fortes e tubulares que muitas vezes chegam a 10 metros de altura, as trilhas de subida para o Costão e o Alto Mourão (Pedra do Elefante), montanha que inspira a logomarca do Itacoatiara Pro.

É em Itacoatiara que acontecem os campeonatos de bodyboard (etapa do Circuito Mundial IBC e Série Brasil – CBRASB), além das competições de surf e bodysurf .

Um dos pontos de maior concentração de atividades, as ações no local acontecem a partir de 9⁰ de junho e seguem sem parar até o dia 25.

Praia de itaipu
BODYBOARD/ PCD

Itaipu é uma praia oceânica de Niterói, vizinha à Itacoatiara, e conhecida por suas águas calmas, pela tradicional colônia de pescadores e pelo pôr do sol mais espetacular da cidade.

Para ver toda a beleza desta enseada do alto, busque a trilha para subir o morro das Andorinhas (apenas 20 minutos de caminhada, com entrada próxima à igreja de Itaipu). Vale ainda conhecer a lagoa de Itaipú e sua abundante fauna de aves marinhas.

As ondas que rolam no canal de Itaipú é a opção para sediar as competições de Bodyboard PCD e ainda receberá ações sociais e de cunho ambiental com colaboração da RESEX/ INEA e do projeto Vou de Canoa.

Praia de São Francisco
Vela

Localizada numa área predominantemente residencial, possui 750m de extensão, com coqueiros e amendoeiras ao longo da enseada. Suas águas são calmas e a areia clara e fina. Conta com calçadão por toda a orla, ideal para passeios, jogging e ciclismo. Possui também uma sequência bares e restaurantes, points de badalação noturna da cidade.

É na praia de São Francisco que acontecem as competições de Vela e os grandes shows do Itacoatiata Pro.

É ainda na orla de São Francisco que se localizam o Skate Park Carlos Alberto Parizzi e a Praça José Marti, dois dos principais Hot Zones do megafestival.

Skate park
SKATE

Adrenalina, equilíbrio, coordenação, radicalidade e uma vista deslumbrante da orla de São Francisco e parte da Baía de Guanabara.

O famoso Skate Park ocupa uma área de cerca de 2.500 metros quadrados no início da praia de São Francisco, sendo o point preferido dos skatistas da cidade, devido à qualidade das pistas, com níveis interligados, que incluem equipamentos como skate plaza (espécie de praça com uma série de obstáculos), bowl (piscina seca), funbox (rampa), além de escadas e transições para manobras radicais.

O Skate Park vai sediar os dois eventos esportivos de alto rendimento que fazem parte da programação do festival. São eles: a etapa do circuito municipal da cidade com os melhores representantes locais e o evento de profissionais convidados com a curadoria do ícone do esporte mundial Bob Burnquist e o Instituto Skate Cuida.

Praça José Martí
SKATE

A praça José Martí fica localizada no bairro de São Francisco, bem ao lado do Skate Park, às margens da Baía de Guanabara e tem espaço para eventos, infraestrutura para esportes ao ar livre e brinquedos para as crianças.

É nela que acontecem os eventos culturais, de arte, além de oficinas e atividades de entretenimento ligados ao Skate.

Parque da Cidade
DECOLAGEM PARAPENTE / DOWNHILL

O Parque da Cidade é uma área de preservação ambiental do município de Niterói, localizado no alto do morro da Viração, com 270 metros de altitude. Possui um mirante com uma visão panorâmica única das Lagunas, Praias Oceânicas, bairros de Niterói, Baía de Guanabara em toda a sua extensão e do mar aberto. Avista-se também a cidade do Rio de Janeiro, suas montanhas e alguns de seus bairros, bem como a Ponte Rio – Niterói.

Sua vista panorâmica teve pontuação máxima no Guia Verde Michelin.

O Parque conta com duas rampas para a prática de vôo livre, sendo muito frequentado pelos praticantes e por espectadores desse esporte.

É no Parque da Cidade que acontece a decolagem da Prova de Parapente e a prova de Downhill do Itacoatiara Pro 2023.

Praia de Charitas
POUSO PARAPENTE

Com suas águas calmas e abrigadas, a praia de Charitas ganhou notoriedade nos últimos tempos principalmente após a instalação da estação das barcas Charitas-Praça XV (RJ) e a construção do Tunel Charitas – Cafubá que liga o Centro à Região Oceânica de Niterói.

É na área gramada da praia próxima as barcas que acontecem os pousos da prova de parapente.

Horto do Fonseca
SKATE

O Horto tem cerca de 8 mil metros quadrados e conta com pistas de skate, patins, área para caminhada, playground para crianças, áreas de convivência (com mesas e bancos), quiosques, banheiros, bicicletários, coreto, duas academias (uma delas para a terceira idade) e rotas de acessibilidade para portadores de deficiência.

No horto acontecerá atividades de cunho social focadas no Skate, levando iniciação esportiva e arte para as crianças das comunidades vizinhas

Parque esportivo e social do Caramujo
SKATE

Projeto da Prefeitura de Niterói, Núcleo Executivo Regional e Viva Rio, a unidade oferece aulas e treinamento gratuito em várias modalidades olímpicas como atletismo, levantamento de peso olímpico (LPO), lutas, badminton, tiro com arco e skate, além de outras atividades esportivas
e de lazer.

O Itacoatiara Pro tem na sua programação um dia especial para contemplar a comunidade do Caramujo com muito skate, arte e entretenimento. Com a curadoria de Bob Burnquist e seu instituto social, o Skate Cuida, o evento deixará ainda um legado de continuidade com ações de iniciação esportiva e novas oportunidades de engajamento social para jovens da comunidade.